19/04/2017

Rally do Marrocos: Na Etapa 2, Luiz Facco/Humberto Ribeiro fecham em 2º nos buggies e em 4º na geral

Conhecido como o mais exigente e o rali com as mais belas paisagens na África, o Rally do Marrocos (Morroco Desert Challenge: Extreme Rally-RAID) mostrou suas garras nas duas primeiras etapas. Mas os estreantes, Luiz Facco e Humberto Ribeiro #356 fizeram bonito na terça-feira, 18, entre Icht e Foum Zguid. A dupla da equipe Acelera Siriema completou o trecho cronometrado de 359 quilômetros em 4h57m, marcou o segundo melhor tempo na categoria Buggy e o quatro tempo na geral (entre os 60 veículos Carro/Buggy/SSV). Com o resultado, os únicos brasileiros na disputa estão na terceira posição entre os buggies no resultado acumulado.

A bordo de um buggy Predator X18s, 4x2, Facco (Barueri/São Paulo) e Ribeiro (Teresina/Piauí) estão no rali marroquino para aprender as técnicas de pilotagem e navegação no deserto. No segundo dia (18), a dupla enfrentou uma prova mais rápida, com trechos de pistas largas, outros mais traiçoeiros com pedras, buracos, depressões e o final com areia que exigiram técnica e habilidade na pilotagem. Mas todo o esforço foi recompensado: subiram aproximadamente 36 posições em relação à etapa anterior.

O primeiro dia (17/4) foi mais longo, muito exaustivo, duro com várias pedras e trial e impressionou até o mais experientes. A dupla, não habituada ao percurso marroquino, teve de driblar com braveza as adversidades e se adaptar ao veículo, bem mais fraco do que estão acostumados a pilotar no Brasil. Entre alguns perrengues, ficaram presos em uma pedra por quase 1 hora, mas voltaram à prova e completam em quarto na categoria, com 9h43m13, na 37ª posição na geral.

O Rally do Marrocos, antes conhecido como Rally da Líbia, é composto por sete etapas. Teve início na segunda (17), em Plage Blanche, e termina no domingo, em Oujda. 124 veículos - das categorias Motos, Quadriciclos, Carros, Buggies, SSV e Caminhões -, de 22 países, participam da disputa em território africano. A terceira etapa promete. Serão 345 km de trechos cronometrados entre Foum Zguid e Oum Jrane. Com vastas planícies e pistas rápidas no início, seguidas por altas dunas e a navegação será bem exigida. Além de vários buracos, depressões, pistas arenosas e muitas poeira.

Depoimento piloto Luiz Facco, estreante no Rally do Marrocos, atual Campeão Brasileiro de Rally Cross Country (Pró Brasil) e tricampeão do Rally dos Sertões:
Luiz Facco (#356) - "Já começamos com uma etapa daquelas, tanto que todos falaram que a primeira especial (17/4) foi mais difícil das oito edições do Rally da Líbia (como o Rally do Marrocos era chamado). Foram 370 km de muitas pedras e trial, no Km 40 perdemos a comunicação, os dois computadores e o Sentinel. Ficou crítico e nos perdemos algumas vezes. Depois entramos em triais absurdos, com paredes de pedras, ficamos presos em um pedra enorme e perdemos muito tempo. Depois quando faltavam 70 km para o final da Especial, fomos obrigados a tirar o pé para não ficar sem combustível, mas conseguimos completar em quarto na categoria. O Rally do Marrocos está sendo realmente uma experiência incrível e estamos somente no início!"

Mais informações sobre aventura da dupla da Equipe Acelera Siriema no Rally do Marrocos no Facebook: @acelerasiriemarally, site www.acelerasiriema.com.br

Classificação Etapa 2 - 18/4 (Cinco primeiros geral) - Carro/Buggy/SSV
1 353 HENRARD Stephane (1o. Buggy)
2 306 IMSCHOOT Erwin 00:22:32