GALERIA DE VÍDEOS

Prev
  • Monster Rally Team - Ken Block

    Monster Rally Team - Ken Block

    Como é feito um carro de Rally!!! Vale a pena conferir

  • Rally de Passo Fundo - Ago 2012

    Rally de Passo Fundo - Ago 2012

    Programa de 1h com os melhores momentos do Rali de Passo Fundo

  • A História do WRC

    A História do WRC

    50 anos de "estradas"

  • Pirelli F1 - volta virtual na Hungria

    Pirelli F1 - volta virtual na Hungria

    Video 3D

  • 10 ANOS DE WRC

    10 ANOS DE WRC

    Para amantes do Rally

  • Aston Martin Vantage V12

    Aston Martin Vantage V12

    Imagens do teste em Jacarepaguá com entrevista do piloto Xandinho Negrão contando as impressões do carro

  • 5ª etapa do Campeonato Baino de Kart 2012

    5ª etapa do Campeonato Baino de Kart 2012

  • Rally Internacional de Erechim 2012

    Rally Internacional de Erechim 2012

    2 horas dos melhores momentos

  • Rally Heaven - Shotgun in a Lancia Stratos and Delta S4

    Rally Heaven - Shotgun in a Lancia Stratos and Delta S4

    CHRIS HARRIS ON CARS

  • Porsche GT3 Brasil no Velo Città

    Porsche GT3 Brasil no Velo Città

    vídeo de apresentação da quarta etapa da temporada, a ser realizada no dia 16 de junho no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu

Prev

02/05/2012

World Series inicia temporada 2012 na Espanha com carro novo e três brasileiros no grid

Neste fim de semana, a World Series dará a largada para a temporada mais badalada desde sua criação, há exatos dez anos, quando Ricardo Zonta, Narain Karthikeyan, Justin Wilson, Bas Leinders, Franck Montagny e uma leva de pilotos renomados deram o pontapé inicial no campeonato, que revelou posteriormente nomes hoje consagrados como Heikki Kovalainen, Tiago Monteiro, Robert Kubica, Sebastian Vettel, Kamui Kobayashi, Pastor Maldonado, Will Power, Pastor Maldonado, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, entre outros.

A safra oriunda da World Series fez frente à GP2, campeonato que vangloria-se por correr juntamente com a Fórmula 1 e gerar nomes como Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Contudo, para manter a competitividade e evoluir para ser cada vez mais uma alternativa real e rentável a pilotos que deixam carros menos potentes, como os da F-3, F-2, F-Renault, F-Abarth e GP3, um novo equipamento foi desenvolvido para a nova temporada, com características que o assemelha cada vez mais a um bólido de F-1, como o sistema de asa móvel (DRS), os freios de carbono e um renovado motor V8 que entrega ao piloto uma potência de 538 cavalos.

Isso fez com que veteranos e estreantes tivessem de começar do zero, como Yann Cunha, que representa a legião brasileira ao lado de André Negrão e Lucas Foresti, no grid composto por 26 competidores, incluindo os pilotos de testes da Force India e Mercedes na F-1, Jules Bianchi e Sam Bird, que trocaram a GP2 pela World Series em 2012. "É um carro novo para todo mundo. Quem tinha os macetes teve de jogar tudo fora e reaprender. No meu caso, eu e minha equipe, a Pons, sofremos um pouco no começo, mas tratamos de aproveitar ao máximo a pré-temporada para aprender o máximo possível do equipamento", ressalta Yann, que terá suporte técnico de uma lenda do esporte a motor: o espanhol Sito Pons, um dos maiores pilotos da história do motociclismo.

Para se adaptar à nova realidade, uma vez que competira anteriormente de Fórmula 3, um carro com 200 cavalos de potência a menos, o piloto de 21 anos tratou de se exercitar com equipamentos de força similar, como os da AutoGP (antiga F-3000 europeia), campeonato no qual disputou duas etapas preparatórias. "Foi bom para ter um ritmo de corrida, pois nos treinos existe um cronograma, você dá poucas voltas, vai aos boxes, e não tem o ritmo de corrida. Neste aspecto, estou tranquilo e preparado", destaca Yann, natural de Brasília (DF).

A primeira das nove rodadas duplas da World Series, que passará por Mônaco, Bélgica, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Hungria e Espanha, acontece no circuito de Aragón, localizado na cidade espanhola de Alcañiz. A pista, de sentido anti-horário, com 5.344 metros e 18 curvas recebeu um dos testes de pré-temporada, o que é um conforto para Yann, que se preocupará apenas em acertar o carro. "Os testes aqui foram importantes, pois já temos um acerto base. Como não precisarei me dedicar a aprender a pista, podemos atacar o acerto com força total. Por ser minha primeira corrida na categoria, terminar entre os 15 primeiros já é um grande avanço e uma meta honesta. Estamos trabalhando com calma, pois é tudo novo e temos um cronograma de médio prazo", completa Yann.

Quem quiser acompanhar a temporada 2011 da World Series pode sintonizar neste fim de semana o canal por assinatura Bandsports, que exibirá ao vivo a primeira etapa, no sábado, a partir das 9h30 (de Brasília). A bateria complementar, marcada para o mesmo horário no domingo, será exibida em VT à noite, em horário ainda a ser definido pela emissora. Confira abaixo dados importantes sobre a temporada 2012 da World Series:

Programação do fim de semana

Sexta-feira, 4 de maio
04h50 - 06h05: Treino Livre 1
09h55 - 11h10: Treino Livre 2

Sábado, 5 de maio
04h50 - 05h20: Classificação 1
09h30 - 10h17: Corrida 1

Domingo, 6 de maio
04h50 - 05h20: Classificação 2
09h30 - 10h17: Corrida 2


Calendário 2011

5 e 6 de maio: Aragón, Espanha
26 e 27 de maio: Monte Carlo, Mônaco
2 e 3 de junho: Spa-Francorchamps, Bélgica
30 de junho e 1º de julho: Nurburgring, Alemanha
14 e 15 de julho: Moscou, Rússia
25 e 26 de agosto: Silverstone, Reino Unido
15 e 16 de setembro: Hungaroring, Hungria
29 e 30 de setembro: Paul Ricard, França
20 e 21 de outubro: Barcelona, Espanha

Lista de inscritos

Número - Piloto (País), Equipe
1 - Kevin Magnussen (Dinamarca), Carlin*
2 - Will Stevens (Reino Unido), Carlin*
3 - Harlos Huertas (Colômbia), Fortec*
4 - Robin Frijns (Holanda), Fortec*
5 - Sam Bird (Reino Unido), ISR
6 - Jake Rosenzweig (Estados Unidos), ISR
7 - Kevin Korjus (Estônia), Tech 1
8 - Jules Bianchi (França), Tech 1
9 - Walter Grubmuller (Áustria), P1
10 - Daniil Move (Rússia), P1
11 - Richie Stanaway (Austrália), Lotus*
12 - Marco Sorensen (Dinamarca), Lotus*
15 - Giovanni Venturini (Itália), BVM Target*
16 - Nikolay Martsenko (Rússia), BVM Target*
17 - Mikhail Aleshin (Rússia), RFR
18 - Anton Nebylitskiy (Rússia), RRF
19 - Zoel Amberg (Suíça), Pons*
20 - Yann Cunha (Brasil), Pons*
21 - Nico Muller (Suíça), Draco*
22 - André Negrão (Brasil), Draco
23 - Vittorio Ghirelli (Itália), Comtec*
24 - Nick Yelloly (Reino Unido), Comtec
25 - Alexander Rossi (Estados Unidos), Arden Caterham
26 - Lewis Williamson (Reino Unido), Arden Caterham
27 - Lucas Foresti (Brasil), Dams*
28 - Arthur Pic (França), Dams

* - Pilotos estreantes


Ficha técnica do World Series

Chassis
Tipo: Dallara D12, monocoque de carbono
Carenagem: Carbono

Motor
Tipo: Zytek Motorsport V8 ZRS03 - 3396 cc
Potência máxima: 530 HP a 9250 rpm
Torque máximo: 445 N.m a 7250 rpm
Rotação máxima: 9500 rpm
Eletrônica: Cosworth Electronics Pectel MQ12
Gerenciamento da força elétrica: XAP Electronique Supercaps

Transmissão
Tipo: tração traseira
Caixa de câmbio: sequência, seis marchas, marca Ricardo, com controle pneumático Shiftec
Marchas: Semi-automaticá com acionamento no volante
Diferencial: Auto-blocante de deslizamento limitado
Embreagem: disco triplo de carbono de 140 mm

Suspensão
Dianteira: Pushrods, Sachs simples ajustável em dois sentidos (mola-amortecedor)
Traseira: Pushrods, Sachs duplo ajustáveis em dois sentidos (mola-amortecedor)

Freios
Discos: de carbono, com 270 x 28 mm, feito pela Carbone Industries
Pinças: Brembo

Rodas
Tipo: monobloco de magnésio OZ Racing; medidas: 12’’ x 13’’ (frontal) and 13.7’’ x 13 (traseiro)
Pneus: Michelin; medidas: 26 x 64 x 13 (frontal) and 32 x 66 x 12 (traseiro)

Dimensões, pesos e capacidade
Comprimento, largura e altura: 5070, 1930 e 1048 mm
Distância entre-eixos: 3125 mm
Tanque de combustível: 110 litros
Peso com piloto: 610 kg


Texto  Glauce Schütz

Imprimir
 
www.cronospeed.com.br - Todos os direitos reservados. © 2014 webi